Fifa elege pela primeira vez uma mulher para ser secretária-geral
MatériaMais Notícias
da casino: Pela primeira vez, a Fifa vai ter uma mulher como secretária-geral. A entidade escolheu a senegalesa Fatma Samba Diouf Samoura como sua nova representante para a vaga que era do francês Jerome Valcke, afastado de todas as atividades ligadas ao futebol após escândalos de corrupção. Ela é conhecida por ter trabalhado por 21 anos em programa da ONU na África, especialmente na Nigéria.
– Fatma é uma mulher de experiência internacional e visão, que trabalhou para resolver alguns dos maiores problemas de nossos tempo. Ela já provou sua habilidade de construir e liderar equipes e melhorar a maneira como essas organizações desempenham seus trabalhos. Na nova Fifa que queremos, ela também entende que transparência é o coração de qualquer entidade bem gerenciada – disse Gianni Infantino, presidente da Fifa, em congresso na cidade do México.
continua após a publicidadeRelacionadasFutebol Internacional‘Lenda’ e de saída do PSG, Ibra coleciona frases marcantesFutebol Internacional13/05/2016Futebol InternacionalAtentado a organizada do Real Madrid no Iraque deixa 16 mortosFutebol Internacional13/05/2016PalmeirasJornal italiano põe Juventus em vantagem para ter Gabriel JesusPalmeiras13/05/2016
da heads bet: A senegalesa passará por testes de elegibilidade, coordenados por um comitê independente. Se estiver dentro das regras do Estatuto da Fifa, ela já assume a função de secretária-geral já no mês de junho.
– É essencial para a Fifa ter novas perspectivas, fora das tradicionais visões dos executivos de futebol, enquanto continuamos a restaurar a credibilidade e reconstruir a organização. Ninguém exemplifica isso melhor do que Fatma, e estamos muito felizes de ter uma adição dessa ao nosso time
Samoura trabalhou em seis países africanos – Djibouti, Camarões, Chade, Guiné, Madagascar e Nigéria – desde que assumiu o posto de gestora de logística do Programa Mundial de Alimentação da ONU, em 1995.
– Hoje é um dia maravilhoso para mim, e estou honrada em assumir o posto de secretária-geral da Fifa. Acredito que o posto é adequado às minhas habilidades e experiências, e vou dar o máximo para fazer o futebol crescer no mundo – disse a senegalesa, que fala quatro idiomas: francês, inglês, espanhol e italiano.
continua após a publicidade
Tudo sobre
FifaInfantino